Atualize seu flash player para poder visualizar o Menu!

Get Adobe Flash player

Notícias

Gabriel Monteiro completa 73 anos de fundação


07/11/2011

Gabriel Monteiro completou no dia 3 de novembro de 2011 seu 73º aniversário de fundação. Para comemorar a data, o governo municipal preparou três dias de festa.

As festividades começam no dia 4 com uma quermesse na Praça São Pedro. Nesse dia, houve show com Claudir Banda Show. No dia seguinte (5), a dupla Zé Hugo e Rafael foi a atração principal do evento.

No dia 6, às 9h, o estádio municipal José Katsuki Kassawara foi palco de um torneio intermunicipal de futebol de campo, onde 12 equipes de sete cidades participaram do confronto.

No dia 4 (sexta-feira), houve missa às 19h30 na igreja matriz de São Pedro Apóstolo em comemoração ao aniversário da cidade.

 

Breve histórico

Com uma população de 2.708 habitantes, segundo Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o nome Gabriel Monteiro homenageia o municipalista Gabriel Monteiro da Silva, que ocupava a chefia do Departamento das Municipalidades do Estado de São Paulo. A sugestão do nome foi feita por alguns políticos que participaram da aprovação da lei.

Antes de ser município, em 1959, a localidade chamava-se Vila Nova Olímpia. Na época, imigrantes japoneses, especificamente a família de Pedro Massakishi Kassawara, chegou ao Brasil em 1909, e seguiu para Olímpia (SP).

Anos depois, a família Kassawara se deslocou para a região conhecida como “Fazenda Jangada”, onde adquiriu uma gleba de terras. Como Pedro já estava com idade avançada, o primogênito Antônio Kassawara Katutok assumiu a liderança da família e, com a ajuda dos irmãos, desbravou a mata para cultivar a cultura do café.

Devido o aumento das famílias que chegava para a cultura cafeeira, Antônio decidiu reservar dez alqueires de sua gleba para o loteamento de uma futura cidade. Em 3 de novembro de 1938, foi lavrada a escritura, onde surgiu a Vila de Nova Olímpia, cujo nome homenageia a cidade de Olímpia, local que abrigou a família dos fundadores imigrantes.

Mas foi em 1959 que o então distrito de Nova Olímpia foi elevado a município, onde passou a ser chamado de Gabriel Monteiro. A instalação da prefeitura e Câmara ocorreu em janeiro de 1960.

 
 

 


Texto: Otávio Manhani

 

Fonte: Jornal Comunicativo



Mais Notícias
20/02/2017 - Encontro Regional da Terceira Idade
02/02/2017 - Festa de São Pedro está inclusa no Calendário Turístico do Estado de São Paulo
18/06/2012 - Festa de São Pedro 2012
07/11/2011 - Gabriel Monteiro completa 73 anos de fundação
20/06/2011 - 73ª Festa de São Pedro